Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental:
Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1403Palavras-chave:
pensamento computacional, programação, lógica de programação, scratch, ensino fundamentalResumo
Trata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional.
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