ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Edivania Augusto dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT
  • Sumária Sousa e Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Fernando Selleri Silva Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.1870

Palavras-chave:

Ensino de Física. Pressão atmosférica. Termodinâmica.

Resumo

O presente estudo apresenta um relato de experiência pedagógica baseada no uso de materiais de baixo custo, em aulas de Física. E teve como objetivo investigar o papel da experimentação no processo de ensino dos conteúdos de pressão atmosférica e a primeira lei da termodinâmica, por meio da reprodução de algumas experiências simples e de baixo custo. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da cidade de Denise, estado de Mato Grosso. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a produção de dados ocorreu através da aplicação de atividades pré e pós experiência, finalizando com um questionário para demonstrar o número de alunos que obtiveram êxito (parcial ou geral), nas questões antes e depois da oficina. Os alunos foram desafiados a construírem seus próprios experimentos, de forma que se envolveram na elaboração e explicação dos mesmos, para os outros colegas. A partir das demonstrações na oficina e através dos dados coletados por meio do pré-teste e pós-teste, foi possível observar que, os alunos passaram a compreender melhor o conceito de pressão atmosférica e também a equação da Primeira Lei da Termodinâmica. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maioria dos alunos afirmam ser importante uso de experimentos nas aulas de Física. Após a realização desta experiência foi possível constatar que o uso de experimentos nas aulas de Física favoreceu o envolvimento e aprendizado dos alunos, mesmo sendo considerada uma disciplina difícil por grande parte deles. Assim, considera-se que o uso de experiências com materiais de baixo custo também se mostrou como uma estratégia relevante e pode ser fundamental na formação cognitiva do aluno.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

AUGUSTO DOS SANTOS, Edivania; SOUSA E SILVA, Sumária; SELLERI SILVA, Fernando. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 74–85, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i1.1870. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1870.. Acesso em: 21 dez. 2024.

Recebido em

03-09-2022

Aceito em

30-10-2023

Publicado em

23-10-2023

Artigos Semelhantes

1-10 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.