Pensamento Computacional e Programação Scratch no Ensino Fundamental:

Relato de experiência em uma Escola Pública do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1403

Palavras-chave:

pensamento computacional, programação, lógica de programação, scratch, ensino fundamental

Resumo

Trata-se do relato das ações realizadas durante a execução de um projeto de pesquisa em iniciação científica com o objetivo de desenvolver vivências de curta duração alinhadas com o currículo escolar e voltadas ao pensamento computacional para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, por meio do uso da plataforma Scratch. As oficinas foram realizadas nos meses de abril a julho de 2021 e contaram com a participação de 15 estudantes com idade entre 10 e 11 anos sob a condução de dois estudantes do ensino médio. Considerando a realização das oficinas de forma remota, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, os estudantes demonstraram interesse e curiosidade para a utilização da ferramenta online com foco no desenvolvimento do pensamento computacional.

Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela UnB. Mestre em Mecânica Computacional pela UFPE. Professora de informática no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Cristiane Jorge de Lima Bonfim, Instituto Federal de Brasília

Doutoranda em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professora no eixo Informação e Comunicação no IFB, Campus Brasília.

Luisa de Souza Ferreira, Instituto Federal de Brasília

Estudante do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, IFB, Campus Brasília.

Arthur Lucas Versiani, Instituto Federal de Brasília

Estudante do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, IFB, Campus Brasília.

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Publicado

2022-02-08