CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

A RELAÇÃO ENTRE ALAGAMENTOS E DESCARTE DE RESÍDUOS EM CARIACICA (ES) POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.3021

Palavras-chave:

Sequência Didática, CTSA, Coleta de Resíduos Sólidos, Ciclo Hidrológico

Resumo

Este artigo investiga a relação entre alagamentos e o descarte inadequado de resíduos sólidos em Cariacica - ES, usando uma Sequência Didática (SD) com a metodologia dos três momentos pedagógicos no ensino de ciências. A pesquisa foi aplicada na escola Orlady Rocha Filho, com alunos do nono ano, através da SD “Vacilou, a cidade alagou”. Os dados, coletados por questionário, mostraram que a maioria dos alunos compreendeu os conceitos sobre alagamentos e coleta de lixo. Durante a organização do conhecimento, os estudantes participaram ativamente utilizando a ferramenta Plickers. Foram realizadas atividades práticas sobre a coleta de lixo em suas comunidades. Os alunos obtiveram 43% de acertos na atividade gamificada e propuseram projetos para melhorar o cenário socioambiental local. O estudo destaca a eficácia da SD em estimular a busca por soluções científicas e tecnológicas, ressaltando a importância da educação científica na conscientização sobre questões socioambientais. 

Biografia do Autor

  • Rafael Rosa, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestrando em Ciências e suas Tecnologias pelo IFES (campus Vila Velha), possui graduação em Ciências Biológicas pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2005) e pós-graduação em Planejamento e Conservação Ambiental pela Escola de Ensino Superior Francisco de Assis - ESFA (2007). Atualmente é professor de Ciências e Educação Tecnológica do Ensino Fundamental II e Médio - Colégio Marista Colatina e professor de Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Colatina. MIE (Microsoft Innovative Educator) Expert - 2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24 e 2024/25. Professor certificado com Microsoft Certified Educator (MCE). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA - Gepec/Ifes. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

ROSA, Rafael; PIMENTEL GARCIA JUNIOR, Robison; BENACHIO SUANNO, Sérgio; DE ABREU QUINTINO MOTTA, Fabíola; SANTOS DE MEDEIROS GARCIA, Ana Raquel; VILLAR AMADO, Manuella. CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A RELAÇÃO ENTRE ALAGAMENTOS E DESCARTE DE RESÍDUOS EM CARIACICA (ES) POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 159–172, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i3.3021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3021.. Acesso em: 5 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 150

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.