CONSCIENTIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
A RELAÇÃO ENTRE ALAGAMENTOS E DESCARTE DE RESÍDUOS EM CARIACICA (ES) POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.3021Palavras-chave:
Sequência Didática, CTSA, Coleta de Resíduos Sólidos, Ciclo HidrológicoResumo
Este artigo investiga a relação entre alagamentos e o descarte inadequado de resíduos sólidos em Cariacica - ES, usando uma Sequência Didática (SD) com a metodologia dos três momentos pedagógicos no ensino de ciências. A pesquisa foi aplicada na escola Orlady Rocha Filho, com alunos do nono ano, através da SD “Vacilou, a cidade alagou”. Os dados, coletados por questionário, mostraram que a maioria dos alunos compreendeu os conceitos sobre alagamentos e coleta de lixo. Durante a organização do conhecimento, os estudantes participaram ativamente utilizando a ferramenta Plickers. Foram realizadas atividades práticas sobre a coleta de lixo em suas comunidades. Os alunos obtiveram 43% de acertos na atividade gamificada e propuseram projetos para melhorar o cenário socioambiental local. O estudo destaca a eficácia da SD em estimular a busca por soluções científicas e tecnológicas, ressaltando a importância da educação científica na conscientização sobre questões socioambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.