APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: VALIDAÇÃO DE UM CENÁRIO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Verônica Isaura do Rozário de Vasconcelos INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
  • Manuella Amado

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1426

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada Em Problemas, Pbl, Espaço Não Formal, Educação Ambiental.

Resumo

A escolha da metodologia utilizada nas aulas, principalmente do ensino fundamental, é de grande importância para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem. A construção de um cenário-problema que favoreça a investigação e a participação crítica dos alunos é uma etapa importante a ser realizada na metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) para o ensino de Ciências. Neste trabalho, de abordagem qualitativa, apresentamos a análise da aplicação de um instrumento de validação, construído com temática socioambiental, que foi preenchido por 15 professores a respeito do planejamento da ABRP intitulada “Parque Urbano Sítio Batalha: Você já ouviu falar?”. Após a análise dos dados, algumas adequações foram feitas no planejamento. O resultado da validação mostra que a proposta de planejamento da ABRP é adequada para os objetivos programados, como a interdisciplinaridade e a implementação da ABRP na sala de aula do ensino fundamental. 

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Publicado

31-03-2022

Como Citar

DO ROZÁRIO DE VASCONCELOS, Verônica Isaura; VILLAR AMADO, Manuella. APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: VALIDAÇÃO DE UM CENÁRIO SOCIOAMBIENTAL . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1426. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1426.. Acesso em: 3 dez. 2024.

Recebido em

09-10-2021

Aceito em

04-02-2022

Publicado em

31-03-2022

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