SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOCIOCULTURAL SOBRE ENCHENTES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II COM ENFOQUE CTSA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.3017Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Desastres Ambientais. Três Momentos Pedagógicos.Resumo
Sequências didáticas (SD) baseadas nos Três Momentos Pedagógicos podem ser ferramentas para tornar o ensino sociocultural, favorecendo aos alunos a compreensão dos conhecimentos científicos. Deste modo, este trabalho irá analisar as contribuições da validação a priori e da aplicação de uma SD sociocultural com enfoque CTSA para uma turma de 7º ano do ensino fundamental II sobre enchentes. O processo de validação a priori contribuiu para a realização de ajustes na SD e indicou sua perspectiva sociocultural. Como resultado da sua aplicação, os alunos apresentaram melhor compreensão sobre as enchentes e sobre como as ações humanas influenciam os desastres ambientais. Além disso, demonstraram percepções críticas sobre os desastres ambientais, atrelando-os aos papéis da ciência e da tecnologia na prevenção e mitigação desses eventos e seus impactos na sociedade e no meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.