USO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

USE OF PROBLEM-BASED LEARNING IN PHYSICS TEACHING IN A YOUTH AND ADULT EDUCATION

Autores

  • Renata Perozini Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo, Cefor
  • Rafaela Gomes Bravo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isaura Alcina Martins Nobre Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.607

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino de Jovens e Adultos

Resumo

O uso de metodologias ativas vem ganhando espaço na educação brasileira, inclusive no ensino de jovens e adultos, modalidade que objetiva oferecer educação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos ou não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. Esses alunos, já adultos, trazem uma grande bagagem vivencial, o que desafia os professores a trazerem para as salas de aula estratégias pedagógicas mais significativas que os coloquem no centro do processo. Entre as diversas estratégias conhecidas pode-se citar o uso da aprendizagem baseada em problemas (ABP), estratégia escolhida para o ensino de física em uma turma de ensino médio de Jovens e Adultos de uma escola pública. Este trabalho foi a primeira etapa de uma pesquisa de mestrado e irá descrever os passos do planejamento e da aplicação da estratégia pedagógica ABP intitulado “Uma Volta ao Espaço em Trinta Dias”.

Downloads

Publicado

2020-04-24