Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco (RSAF) é um periódico gerenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. A revista publica artigos baseados em práticas experimentais e investigativas, relatos de experiência em educação, tecnologia e recursos educacionais. Priorizam-se trabalhos realizados nas áreas de Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Agrícola, Educação em Ciências e Matemática e Divulgação Científica.

Serão aceitas as seguintes categorias:

  • Relatos de Experiência Pedagógica em Ensino
  • Práticas Investigativas
  • Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos em Ensino

Idealizada com uma visão interdisciplinar, a Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco tem como objetivo divulgar experiências docentes, tecnologias e recursos educativos que promovam a Educação Científica e Tecnológica. Seu público-alvo inclui pesquisadores, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Médio, graduandos de diferentes licenciaturas e o público geral interessado nos temas abordados.

PERIODICIDADE

A Revista é publicada semestralmente, contudo, edições adicionais podem ser lançadas ao longo do ano, dependendo da demanda por artigos e da deliberação do Comitê Executivo e do Comitê Científico.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos submetidos à Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco devem ser inéditos e originais, não tendo sido publicados nem estando em processo de publicação em outros eventos ou periódicos. Após a submissão, os manuscritos passam por um rigoroso processo de revisão, quanto à sua qualidade, relevância e aderência ao escopo da revista. Somente após a aprovação dos revisores, os artigos são aceitos para publicação. 

Inicialmente, os Editores revisam os artigos para garantir sua conformidade com as diretrizes e normas da revista, assim como seu ajuste ao template de publicação. Em seguida, os artigos são avaliados por dois pareceristas do Comitê Técnico, que adotam o sistema de duplo-cego anônimo (double-blind peer review) para garantir imparcialidade.

Os pareceres dos revisores são comunicados aos autores com garantia de anonimato. Caso haja divergências nos pareceres, uma discussão é solicitada entre os avaliadores. Persistindo a divergência, um terceiro parecerista é acionado para uma avaliação adicional, cujo resultado é considerado para determinar a decisão final sobre o artigo.

Os Editores também podem realizar alterações referentes a aspectos gramaticais, ortográficos e normativos para manter a homogeneidade da publicação, respeitando o estilo do autor. No entanto, nos demais casos, as alterações necessárias são solicitadas ao autor.

O tempo médio entre a submissão e a primeira resposta é de 12 semanas.

SUBMISSÃO

Os artigos podem ser submetidos a qualquer momento, seguindo um fluxo contínuo. No entanto, se forem enviados até as datas abaixo indicadas, poderão ser considerados para inclusão no fascículo com fechamento dentro dos prazos estabelecidos:

  • 30 de abril, para o volume com fechamento em 30 de junho;
  • 15 de outubro, para o volume com fechamento em 30 de dezembro.

Os artigos submetidos à avaliação devem ser inéditos, não publicados e não estar em processo de publicação em outros eventos ou periódicos. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, incluindo o uso de imagens, e as responsabilidades éticas são detalhadas nas Diretrizes Éticas.

A revista aceita artigos produzidos por colaboradores nacionais e internacionais, podendo ser submetidos em português ou espanhol. As submissões devem ser feitas através do sistema online da revista, seguindo as normas de publicação e o modelo fornecido.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista adota uma política de acesso livre, disponibilizando todo o seu conteúdo gratuitamente, conforme os termos da licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR). Isso permite que os autores e terceiros possam reproduzir ou distribuir material extraído dessas obras, seja de forma literal, adaptada ou remixada, e criar novos trabalhos a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais. É necessário, porém, que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais.