OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA dEM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA EM LARANJAL DO JARI, AMAPÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2034

Palavras-chave:

Ensino.Intervenção.Inovador

Resumo

A prática pedagógica é um dos requisitos obrigatórios no processo de formação do docente.  O presente artigo visa fazer uma reflexão da prática do ensino ciências, do ponto de vista do professor em formação, a partir de observações e uma intervenção feitas em sala de aula por estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, numa turma do sexto ano do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, em Laranjal do Jari, Amapá. Foi possível observar a falta de infraestrutura que afeta diretamente as escolas públicas. Sendo assim, fez-se necessário fazer uma reflexão sobre os métodos de ensino a qual deve-se seguir. De maneira que para etapa de intervenção foi elaborado um plano de aula viabilizando aliar os métodos tradicional com os métodos inovador. Os resultados mostraram que o método tradicional aliado ao método inovador foi satisfatório a nossa perspectiva enquanto docente em processo de formação.

Biografia do Autor

Thayane Dayse de Oliveira Silva, Instituito federal do Amapá campus laranjal do Jari

Possui  o curso tecnico de Enfermagem pela instituição CEPROEN na cidade de Santarem-Pará, e Atualmente  cursando graduação em ciencias biologicas( Licenciatura) pela instituição instuição Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari.

Maria Ricardo Costa de Paula, INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS LARANJAL DO JARI

Maria do Rosario Costa de Paula
Academica do curso de Licenciatura em Ciências Biologia do Instituto Federal do Ampá, campus Laranjal do Jari. Amapá.

Darley Calderado Leal Matos, INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS LARANJAL DO JARI

 Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração Botânica Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009) e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi (2018). Atua na área de Ecologia Vegetal com ênfase atualmente em estudos que visam compreender os processos e organização de comunidades de plantas, e que regulam a biodiversidade e seu funcionamento através da abordagem funcional. Possui também experiência em estudos de dinâmica, florística e monitoramento de florestas na Amazônia. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) campus Laranjal do Jari, é docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional (Ifap) e faz parte do Conselho Editorial do Ifap como titular na área Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2023-10-23