Edições anteriores

  • Práticas Pedagógicas Inovadoras e Inclusivas
    v. 13 n. 1 (2024)

    Esta edição de fluxo contínuo proporciona a reflexão, a pesquisa e a disseminação do conhecimento no campo da educação e tecnologia educacionais, contribuindo para o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Contendo o trabalho de diversos pesquisadores, a edição é construída com a publicação dos artigos submetidos a revista até o final do segundo semestre do ano de 2024.

  • Edição Especial do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC)
    v. 12 n. 2 (2023)

    Ao todo foram 185 participantes inscritos, 51 trabalhos submetidos, sendo 46 deles aprovados e 36 apresentados no decorrer do evento. Os textos e suas respectivas apresentações receberam avaliações que ranquearam os trabalhos a fim de definir quais comporiam esta edição especial da Revista Sala de Aula em Foco. Esse cuidadoso trabalho de leitura e escuta, nos permitiu reunir nesta mesma publicação onze artigos distribuídos em cinco eixos temáticos: Pensamento Crítico e Contemporaneidade; Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos; Formação de Professores; História Ambiental e Debates Socioambientais; e Debates Históricos e Filosóficos.

  • Percepções em Formação e Inclusão
    v. 11 n. 2 (2022)

    Edição do ano de 2022 de fluxo contínuo, contará com todos os arquivos publicados durante o ano e período de publicação.

  • 10 Anos do Programa EDUCIMAT
    v. 11 n. 1 (2022)

    As pesquisas e relatos aqui apresentados nos dão um retrato de como o Programa Educimat tem sua inserção nas mais diversas modalidades de ensino e em contextos variados, contribuindo substancialmente nos processos de formação de professores e para a educação pública em geral.

  • Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas
    v. 10 n. 2 (2021)

    Essa edição busca trazer pesquisas que podem ser resumidas em algumas palavras: aprender, criar, alunos, escola, didática, processo, análise, processo entre várias outras. Além desses conceitos, as palavra-chaves apontadas pelos autores em seus artigos reúnem  as principais temáticas abordadas com novidades nesta edição: Pensamento Computacional, atividade experimental de Arduíno no ensino remoto de Física, objetos virtuais de aprendizagem  e jogos lúdicos para o ensino de Química, uso de impressora 3D no ensino, alfabetização científica, ensino por investigação, formação de professores, ensino de Geologia e currículo. A partir dessas temáticas, esta edição coloca em foco relatos de experiências e discussões que trazem a pesquisa, a tecnologia e a inovação  para a  sala de aula.

  • Relatos de Pesquisa em Ensino
    v. 10 n. 1 (2021)

    Essa edição traz  cinco artigos de relatos de experiência de práticas docentes em diferentes níveis e contextos de ensino-aprendizagem e o artigo convidado “Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados”, que apresenta as funcionalidades de uma ferramenta tecnológica, desenvolvida no Microsoft Excel, que visa contribuir para o processo de importação e tratamento de dados de estudos para realização de Revisão de Literatura, bem como auxiliar professores na pesquisa por práticas pedagógicas de determinado conteúdo ou metodologias de ensino.

    DOI: 10.36524/saladeaula.v10i1

  • Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas
    v. 9 n. 2 (2020)

    Nesta edição são apresentados oito artigos com relatos de vivências, experiências e práticas realizadas em salas de aula. Tratam de temática que vai da produção do conhecimento para compreender e estar no mundo; de ações de pesquisa, ensino e extensão à formação continuada de professores; da acessibilidade e conforto doméstico à produção ecológica do sabão em busca de uma educação ambiental; do desenvolvimento do pensamento geométrico ao desenvolvimento de conceitos geométricos de forma interdisciplinar. Assim, podemos afi rmar que este é um número rico em informações e possibilidades.

  • Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual
    v. 9 n. 1 (2020)

    Os artigos aqui publicados têm o intuito de fortalecer práticas em espaços formais e não formais de aprendizagem que contribuam com outros profissionais em seu fazer docente, além de socializar estudos desenvolvidos por grupos de pesquisas de vários estados do Brasil.
    Os relatos de experiência dessa edição, em número de 12, foram organizados e iniciam com o artigo
    “Habilidades Visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia”.

  • Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem
    v. 8 n. 2 (2019)

    Nesta edição são apresentados nove trabalhos sobre relatos de experiências em que
    alunos estão no centro do processo de aprendizagem. Há, dessa forma, uma tendência de uso
    de metodologias diferenciadas de ensino e uma preocupação em ter os alunos como
    protagonistas de suas aprendizagens e os professores como orientadores desse processo de aprendizagem.

  • Relatos de Práticas Experimentais e Investigativas
    v. 7 n. 2 (2018)

    Nesta edição 2018/2 apresentamos sete Relatos de Experiência em Educação, duas Práticas Experimentais e Investigativas e  duas Tecnologias e Recursos Didáticos Educacionais. Agradecemos o interesse pelas publicações e esperamos que os saberes aqui socializados possam dar aos leitores um novo olhar às práticas pedagógicas apresentadas.

  • A Prática e a Produção de Saberes
    v. 7 n. 1 (2018)

    Esta edição apresenta artigos com temas atuais e relatos de práticas pedagógicas inovadoras enfocando: projetos Interdisciplinares, uso de jogos na educação, materiais manipuláveis e softwares educacionais, além de temáticas como Educação Sexual e Cidadania. Vários artigos apresentam como resultado reflexões sobre a importância de se ter alinhamento entre teoria e prática no que tange à educação, a necessidade de os alunos tornarem-se protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e, também, a atenção necessária aos processos de formação docente.

  • Práticas Educativas e Recursos Didáticos
    v. 6 n. 2 (2017)

    Nesta edição, trazemos uma diversidade de áreas do saber a partir de ações envolvendo materiais didáticos diferentes aplicados desde a educação infantil até o nível superior. Também temos relatos envolvendo formação de professores. Neste número trazemos seis relatos de experiências e um artigo na seção de Práticas Experimentais e Investigativas e mais dois sobre Tecnologia e Recursos Didáticos Educacionais

  • Saberes que Emergem da Prática Docente
    v. 6 n. 1 (2017)

    Nesta edição da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco destacaremos o tema Saberes que emergem da Prática docente, que vem ao encontro desses sabores e temperos da qual nos referimos anteriormente. Mais do que artigos e relatos, apresentaremos verdadeiros quitutes à formação e à prática docente, advindos, sobretudo, da maravilhosa cozinha, da qual todos nós passamos e nos fartamos com maravilhas gastronômicas da nossa formação: a Sala de Aula, o chão da escola.

    Tal como os exemplares antecedentes, contaremos neste fascículo com as três seções que o leitor já conhece: Relato de Experiência em Educação (REE); Práticas Experimentais e Investigativas (PEI); Tecnologias e Recursos Didáticos Educacionais (TRD). Neste número apresentamos 6 trabalhos na seção REE, 3 trabalhos em PEI e 6 em TRD.

  • Ensino de Linguagens, Ciências e Matemática
    v. 5 n. 2 (2016)

    Apresentamos neste número 5 relatos de experiências e um artigo na seção de Tecnologia e Recursos Didáticos Educacionais Dos artigos apresentados, três retratam ações via o Programa de Incentivo à Docência- PIBID; dois centram-se em atividades com alunos de Licenciatura em Matemática e um deles tem como sujeitos alunos do Ensino Fundamental II.

  • Situações de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula
    v. 5 n. 1 (2016)

    Esta edição da Revista Sala de Aula em Foco de julho de 2016 contém um total de 10 trabalhos de diferentes autores das diversas regiões do país. A partir deste número estamos separando em diferentes categorias, assim temos 4 relatos de experiências em diferentes áreas do saber, 3 práticas experimentais e investigativas desenvolvidas em diferentes setores e 2 artigos envolvendo tecnologias e recursos didáticos educacionais. Nesta edição os textos atendem a uma ampla variedade de aspectos e áreas do conhecimento, envolvendo situações de ensino e aprendizagem em sala de aula, em cursos e formações docentes, em educação profissional, em diferentes projetos desenvolvidos nos mais variados níveis de ensino. Se apresenta como uma gama de possibilidades para ações em salas de aula e em atividades extraclasse.

  • Educação Matemática Capixaba
    v. 4 n. 2 (2015)

    Lançamos esta edição da Revista Sala de Aula em Foco de dezembro de 2015 com uma parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Espírito Santo – SBEM-ES. A parceria ocorreu com a seleção de alguns relatos de experiência que se destacaram no X Encontro Capixaba de Educação Matemática (XEcem) realizado em nosso estado entre os dias 23 e 25 de julho de 2015. Esse encontro teve como tema “Metodologias para o ensino de Matemática na Educação Básica: debates para compreender e intervir” e foi realizado com apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Durante o X Ecem, foram apresentados 88 trabalhos da área de Educação Matemática, sendo 36 comunicações científicas, 17 relatos de experiência e 35 pôsteres.
    Esta edição da revista contém 7 relatos de experiências desenvolvidas de norte a sul do Espírito Santo, que foram apresentadas no X Ecem e selecionadas pelo comitê científico do evento. Os textos, em geral, apresentam uma ação ou conjunto de ações que versem sobre Educação Matemática

  • Educação em Ciência e Matemática
    v. 4 n. 1 (2015)

    Mais um número da Revista Sala de Aula em Foco está sendo lançado e se refere ao número de junho de 2015. Nesta edição, trazemos uma diversidade de áreas do saber a partir da temática “Educação em ciências e matemática” com relatos de experiências a partir de ações em diferentes níveis de ensino, desde a educação infantil até a graduação.

  • Ensino e Pesquisa na Docência
    v. 3 n. 2 (2014)

    Apresentamos mais um número da Revista Sala de Aula em Foco, referente a dezembro de 2014. Nessa edição, trazemos uma diversidade de áreas do saber a partir da temática “Ensino e pesquisa na docência” com relatos a partir de ações em diferentes níveis de ensino.

  • Educação Matemática
    v. 3 n. 1 (2014)

    Apresentamos mais um número da Revista Sala de Aula em Foco, publicado em junho de 2014. Este fascículo foi composto de textos envolvendo Educação Matemática com propostas desenvolvidas em diferentes locais e em níveis de ensino diversos, incluindo ensino fundamental, médio e superior. A Educação Matemática como campo de pesquisa está ampliando discussões sobre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Defendemos que precisamos repensar e refletir sobre este processo visualizando possibilidades a partir das ações decorrentes da sala de aula, vista aqui, como espaço propício de pesquisa. Pretendemos que a partir do presente número desta revista várias discussões possam ser realizadas por diferentes professores e profissionais que se preocupam com a educação matemática.

  • Experiências do Pibid
    v. 2 n. 1 (2013)

    Os artigos publicados neste volume foram apresentados, inicialmente, em alguma das edições da Jornada de Iniciação à Docência. Este evento é promovido pelo Ifes e pela Coordenação Institucional do Pibid/Ifes e é realizado anualmente, com objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pelos bolsistas nas escolas participantes do programa. Pretendemos, aqui, dar visibilidade as práticas pedagógicas realizadas nas diversas escolas-campo, que recebem os bolsistas do Pibid/Ifes.

  • Experiências no Ensino de Ciências e Matemática
    v. 1 n. 2 (2012)

    Neste número da Revista Sala de aula em foco apresentamos relatos que evidenciam o movimento de reflexão de práticas docente em sala de aula dos diversos profissionais (alunos, professores, tutores e coordenadores). Destacamos a diversidade de temáticas relacionadas com Experiências no Ensino de Ciências e Matemática.