Edições anteriores

  • Relatos de Pesquisa em Ensino
    v. 10 n. 1 (2021)

    Essa edição traz  cinco artigos de relatos de experiência de práticas docentes em diferentes níveis e contextos de ensino-aprendizagem e o artigo convidado “Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados”, que apresenta as funcionalidades de uma ferramenta tecnológica, desenvolvida no Microsoft Excel, que visa contribuir para o processo de importação e tratamento de dados de estudos para realização de Revisão de Literatura, bem como auxiliar professores na pesquisa por práticas pedagógicas de determinado conteúdo ou metodologias de ensino.

    DOI: 10.36524/saladeaula.v10i1

  • Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas
    v. 9 n. 2 (2020)

    Nesta edição são apresentados oito artigos com relatos de vivências, experiências e práticas realizadas em salas de aula. Tratam de temática que vai da produção do conhecimento para compreender e estar no mundo; de ações de pesquisa, ensino e extensão à formação continuada de professores; da acessibilidade e conforto doméstico à produção ecológica do sabão em busca de uma educação ambiental; do desenvolvimento do pensamento geométrico ao desenvolvimento de conceitos geométricos de forma interdisciplinar. Assim, podemos afi rmar que este é um número rico em informações e possibilidades.

  • Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual
    v. 9 n. 1 (2020)

    Os artigos aqui publicados têm o intuito de fortalecer práticas em espaços formais e não formais de aprendizagem que contribuam com outros profissionais em seu fazer docente, além de socializar estudos desenvolvidos por grupos de pesquisas de vários estados do Brasil.
    Os relatos de experiência dessa edição, em número de 12, foram organizados e iniciam com o artigo
    “Habilidades Visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia”.

  • Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem
    v. 8 n. 2 (2019)

    Nesta edição são apresentados nove trabalhos sobre relatos de experiências em que
    alunos estão no centro do processo de aprendizagem. Há, dessa forma, uma tendência de uso
    de metodologias diferenciadas de ensino e uma preocupação em ter os alunos como
    protagonistas de suas aprendizagens e os professores como orientadores desse processo de aprendizagem.

  • Relatos de Práticas Experimentais e Investigativas
    v. 7 n. 2 (2018)

    Nesta edição 2018/2 apresentamos sete Relatos de Experiência em Educação, duas Práticas Experimentais e Investigativas e  duas Tecnologias e Recursos Didáticos Educacionais. Agradecemos o interesse pelas publicações e esperamos que os saberes aqui socializados possam dar aos leitores um novo olhar às práticas pedagógicas apresentadas.

  • A Prática e a Produção de Saberes
    v. 7 n. 1 (2018)

    Esta edição apresenta artigos com temas atuais e relatos de práticas pedagógicas inovadoras enfocando: projetos Interdisciplinares, uso de jogos na educação, materiais manipuláveis e softwares educacionais, além de temáticas como Educação Sexual e Cidadania. Vários artigos apresentam como resultado reflexões sobre a importância de se ter alinhamento entre teoria e prática no que tange à educação, a necessidade de os alunos tornarem-se protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e, também, a atenção necessária aos processos de formação docente.

  • Práticas Educativas e Recursos Didáticos
    v. 6 n. 2 (2017)

    Nesta edição, trazemos uma diversidade de áreas do saber a partir de ações envolvendo materiais didáticos diferentes aplicados desde a educação infantil até o nível superior. Também temos relatos envolvendo formação de professores. Neste número trazemos seis relatos de experiências e um artigo na seção de Práticas Experimentais e Investigativas e mais dois sobre Tecnologia e Recursos Didáticos Educacionais

  • Saberes que Emergem da Prática Docente
    v. 6 n. 1 (2017)

    Nesta edição da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco destacaremos o tema Saberes que emergem da Prática docente, que vem ao encontro desses sabores e temperos da qual nos referimos anteriormente. Mais do que artigos e relatos, apresentaremos verdadeiros quitutes à formação e à prática docente, advindos, sobretudo, da maravilhosa cozinha, da qual todos nós passamos e nos fartamos com maravilhas gastronômicas da nossa formação: a Sala de Aula, o chão da escola.

    Tal como os exemplares antecedentes, contaremos neste fascículo com as três seções que o leitor já conhece: Relato de Experiência em Educação (REE); Práticas Experimentais e Investigativas (PEI); Tecnologias e Recursos Didáticos Educacionais (TRD). Neste número apresentamos 6 trabalhos na seção REE, 3 trabalhos em PEI e 6 em TRD.

  • Ensino de Linguagens, Ciências e Matemática
    v. 5 n. 2 (2016)

    Apresentamos neste número 5 relatos de experiências e um artigo na seção de Tecnologia e Recursos Didáticos Educacionais Dos artigos apresentados, três retratam ações via o Programa de Incentivo à Docência- PIBID; dois centram-se em atividades com alunos de Licenciatura em Matemática e um deles tem como sujeitos alunos do Ensino Fundamental II.