O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO: O JULGAMENTO DO PLÁSTICO

Autores

  • Brendo Martins Angeli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.759

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência vivenciada por um aluno do IFES, campus Vila Velha, durante a aplicação de uma sequência didática (SD) na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Agenor Roris. A SD teve como objetivo nuclear o ensino de química orgânica sob a temática de polímeros plásticos a partir de uma abordagem crítica buscando evidenciar e responder a pergunta: os plásticos são um problema ou uma solução para a sociedade? A SD foi aplicada em duas turmas de estudantes da 3ª série (cerca de 60 alunos) do ensino médio regular e sua estruturação foi realizada com base na metodologia dos três momentos pedagógicos (3 MPs) sugeridos por Delizoicov e Angotti (1990). No primeiro momento foi realizada uma apresentação da SD aos estudantes. No segundo, uma problematização a partir de notícias. No terceiro, duas aulas expositivas dialogadas e uma oficina de confecção de “slimes”. E por último a realização do júri simulado. Após a aplicação foi observado o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

MARTINS ANGELI, Brendo. O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO: O JULGAMENTO DO PLÁSTICO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 23–35, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i1.759. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/759.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Recebido em

10-07-2020

Aceito em

04-10-2023

Publicado em

23-10-2023