USO DE APLICATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA
UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO EM AULAS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS TRADICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2735Palavras-chave:
Aprendizagem interativa, Método tradicional, Tecnologia educacional, Smartfhones.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o uso de aplicativos móveis no ensino e aprendizagem de Biologia após aulas com sequências didáticas tradicionais em turmas do ensino médio técnico do Instituto Federal do Amapá (Ifap), campus Laranjal do Jari. Para isto, fez-se um levantamento de aplicativos gratuitos para o ensino de Biologia disponíveis no Google Play Store. Alguns destes foram utilizados ao final de aulas nas quais o professor usou métodos tradicionais. Para avaliar o rendimento e satisfação dos alunos sobre o uso dos aplicativos foi aplicado um questionário online anônimo, ao final das aulas. Foram encontrados 43 aplicativos dos quais 74,41% eram de Botânica, Biologia Geral, Biologia Celular e Zoologia. A maioria dos alunos considerou que os aplicativos ajudam a compreender melhor o conteúdo, tornou a aula mais atrativa e divertida, e sugerem que sejam usados com maior frequência nas aulas. O rendimento dos alunos quanto aos conteúdos ministrados nas aulas foi alto e variou de 74,14% a 95,78%. Conclui-se que o uso de aplicativos no ensino de Biologia se mostrou uma abordagem inovadora para complementar as aulas tradicionais. Contudo, é fundamental reconhecer e enfrentar os desafios associados ao uso de aplicativos em sala de aula.
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