APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
ENSINO DE QUÍMICA ATIVO E CONTEXTUALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2675Palavras-chave:
Metodologia ativa. Validação. Inovações pedagógicas. Sustentabilidade.Resumo
O ensino de química precisa ser discutido com foco na aprendizagem de que os sujeitos do século XXI necessitam. Desse modo, incorporar a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico em práticas pedagógicas torna-se relevante. O objetivo deste artigo é agregar o ensino de conhecimento de conceitos químicos ao tema energias renováveis de acordo com as etapas da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste estudo, apresentamos a análise de um instrumento de validação da ABP intitulada "Aprendendo na prática: um projeto ABP sobre energias renováveis para o Ensino Médio". O resultado da validação com os professores demonstra que a proposta de planejamento da ABP é adequada para os objetivos programados, como envolver os estudantes no processo de aprendizagem, estimular o protagonismo, o trabalho em equipe, a criatividade, o pensamento crítico, e dar significado ao conteúdo de química por relacioná-lo com situações do mundo real.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.