Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio

Autores/as

  • Samara Maria Gonçalves Carneiro
  • Paulo Sérgio de Araujo Sousa
  • Elenice Monte Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.583

Palabras clave:

Bioensaios, Práticas, Aprendizagem

Resumen

As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

17-08-2020

Artículos similares

31-40 de 62

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.