SABERES, FAZERES, MEMÓRIAS E CIÊNCIA NO DIÁLOGO COM OS ESPAÇOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
KNOWLEDGE, DOING, MEMORIES ANDE SCIENCE IND DIALOGUE WITH EDUCATIONAL SPACES IN FILD EDUCATION: NA EXPERIENCE REPORT
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1454Palavras-chave:
Educação do campo, Espaços não formais., Educação não formal., Práticas educativas.Resumo
Analisa o processo formativo envolvendo escola e comunidade, tendo como centralidade os saberes, fazeres e memórias no diálogo com os espaços educativos nas práticas na educação do campo. Descreve visita a Associação de Mulheres Rurais das Comunidades de Cachoeirinha e Sabão na região rural de Cariacica-ES. Essa prática foi desenvolvida a partir dos pressupostos defendidos por Gohn (2010, 2011) concernentes a relevância da Educação Não Formal nos processos educativos, bem como a perspectiva dialógica defendida por Freire (1987). Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em Bogdan e Biklen(1994) e Brandão (2006), do tipo participativa que envolve diferentes sujeitos. Como resultado, registra-se a importância dos diferentes processos dialógicos desenvolvidos no território do campo e conversas com as mulheres responsáveis pela associação, tal perspectiva destaca a relevância destes espaços no aprendizado na relação formal e não formal nas práticas educativas na Educação do Campo.
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