EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO II PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Silvana Dalvi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Elisa Tomaz Universidade Columbia Del Paraguay
  • Andressa Côco Lozorio Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.663

Palavras-chave:

Educação Física, Geometria, Educação Infantil, Formação Integral

Resumo

O presente trabalho 

tem por objetivo discutir as práticas pedagógicas na educação infantil através do circuito das formas geométricas.  A atividade associou habilidades relacionadas a educação física e conceitos geométricos atendendo aos princípios da Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2017) que consiste em desenvolver integralmente a criança por meio dos Campos de Experiências. A pesquisa é de abordagem qualitativa cujos dados foram extraídos na realidade dos alunos usando o diário de bordo, gravações e registro fotográfico. Os resultados revelam a intencionalidade da prática educativa proposta no circuito propiciando desenvolver nas crianças aspectos sociais, motores, afetivos e cognitivos. Ele favoreceu a integração entre o conhecimento e a formação humana privilegiando a ludicidade. Contudo, outras práticas podem ser articuladas a partir das interações e brincadeiras contribuindo para a qualidade e o pleno desenvolvimento das crianças na educação infantil.

Biografia do Autor

Ana Elisa Tomaz, Universidade Columbia Del Paraguay

Possui graduação em Abi - Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa(1996) e especialização em TREINAMENTO DESPORTIVO pela Universidade Veiga de Almeida(2002). Atualmente é PROFESSOR E da EMEF CENTRO UNIFICADO CONSTANTINO JOSÉ VIEIRA. Tem experiência na área de Educação Física.

Andressa Côco Lozorio, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005), complementação pedagógica em Pedagogia - Unisaber-Faculdade AD1 (2012), graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês (2018) e especialização em EJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Espírito Santo (2013) e especialização em Educação Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2006). Tem experiência profissional no magistério atuando na Educação Básica com a disciplina de matemática, desde 2005. Atuou como Tutora Presencial em 2015 a 2017 no curso de Especialização em Matemática na Prática no polo UAB - UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) no município de Venda Nova do Imigrante e também atuou como tutora presencial e a distância de agosto de 2017 a julho de 2018 no curso de especialização Lato Sensu em Educação: Currículo e Ensino - IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) no Campus de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente atua como professora da rede estadual nas séries de 7º e 8º ano do ensino fundamental com a disciplina de matemática e com a 2ª série do ensino médio com a disciplina de Estudo Orientado na CEEFMTI Elisa Paiva, localizada no município de Conceição do Castelo e estou cursando o curso de formação continuada Formação Currículo do Espírito Santo ofertado pela Secretaria do Estado de Educação.

Downloads

Publicado

2020-12-26