HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.608Palavras-chave:
História da ciência, Ensino de Ciências, Formação de professores, Tecnologia digitalResumo
O artigo discute o desenvolvimento de um infográfico como estratégia pedagógica para abordar a historiografia da ciência no Ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que discutem a importância da
historiografia na formação de professores e da relação de tecnologias digitais para o processo de aprendizagem da ciência. O objetivo principal é realizar pontuações sobre a historiografia da ciência e
linguagem infográfica para a formação de professores de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada na disciplina de “História, Filosofia e Ensino das Ciências”, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O infográfico analisado aqui tem enfoque na Mecânica Newtoniana e Mecânica Relativista e foi construído por meio do auxílio de aplicativos voltados para o contexto educativo. Pontua-se que a infografia
favorece a autoria dos professores em formação a criar materiais didáticos, bem como permite ao aluno ser protagonista da aprendizagem ajudando-lhe na compreensão da história da ciência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.