HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS

Autores

  • Taís de Souza Silva Universidade Federal do Paraná, Palotina, Paraná
  • Lucas Mota Costa Universidade Federal do Paraná, Palotina, Paraná
  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná, Palotina, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.608

Palavras-chave:

História da ciência, Ensino de Ciências, Formação de professores, Tecnologia digital

Resumo

O artigo discute o desenvolvimento de um infográfico como estratégia pedagógica para abordar a historiografia da ciência no Ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que discutem a importância da
historiografia na formação de professores e da relação de tecnologias digitais para o processo de aprendizagem da ciência. O objetivo principal é realizar pontuações sobre a historiografia da ciência e
linguagem infográfica para a formação de professores de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada na disciplina de “História, Filosofia e Ensino das Ciências”, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O infográfico analisado aqui tem enfoque na Mecânica Newtoniana e Mecânica Relativista e foi construído por meio do auxílio de aplicativos voltados para o contexto educativo. Pontua-se que a infografia
favorece a autoria dos professores em formação a criar materiais didáticos, bem como permite ao aluno ser protagonista da aprendizagem ajudando-lhe na compreensão da história da ciência.

Downloads

Publicado

2020-04-24