O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Elemilson Barbosa Caçandre Faculdade América
  • Stephanie Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES

DOI:

https://doi.org/10.36524/bpry8674

Resumo

Dentro das aulas de matemática, observa-se que os estudantes se encontram cada vez mais desmotivados. Diante disso, este artigo tem por verificar como a modelagem matemática se desenvolveu no processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais, em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola particular de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para aplicação da presente intervenção foram estabelecidos dois momentos distintos, porém complementares, sendo o primeiro estabelecido em grupos de pesquisa e no segundo decorreu a discussão e modelação em sala de aula, realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de nível exploratório a qual os dados foram analisados de forma qualitativa. Ao fim da ação pedagógica, pode-se inferir que ao utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nas aulas sobre funções exponenciais, houve um aprendizado mais prazeroso e satisfatório para os estudantes, o que auxilia o processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Publicado

08-05-2024