O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Elemilson Barbosa Caçandre Faculdade América
  • Stephanie Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.1625

Resumo

Dentro das aulas de matemática, observa-se que os estudantes se encontram cada vez mais desmotivados. Diante disso, este artigo tem por verificar como a modelagem matemática se desenvolveu no processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais, em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola particular de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para aplicação da presente intervenção foram estabelecidos dois momentos distintos, porém complementares, sendo o primeiro estabelecido em grupos de pesquisa e no segundo decorreu a discussão e modelação em sala de aula, realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de nível exploratório a qual os dados foram analisados de forma qualitativa. Ao fim da ação pedagógica, pode-se inferir que ao utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nas aulas sobre funções exponenciais, houve um aprendizado mais prazeroso e satisfatório para os estudantes, o que auxilia o processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Publicado

08-05-2024

Como Citar

BARBOSA CAÇANDRE, Elemilson; COELHO TEISTA ALVES, Stephanie. O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 5–16, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.1625. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1625.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Recebido em

17-02-2022

Aceito em

05-12-2023

Publicado em

08-05-2024