Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.583Palavras-chave:
Bioensaios, Práticas, AprendizagemResumo
As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.