COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA: PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

GRAVIMETRIC COMPOSITION: PROPOSED ACTIVE LEARNING METHODOLOGY IN PROJECT-BASED LEARNING

Autores

  • Erika Brunelli Universidade Federal de São Paulo
  • Everton Viesba

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.600

Palavras-chave:

Gravimetria, Resíduos sólidos, Práticas Pedagógicas, Metodologias ativas, Sustentabilidade

Resumo

Em 2017 o Brasil gerou 78,4 milhões de toneladas de resíduos. A problemática do “lixo” envolve inúmeros problemas socioambientais, entre eles a geração excessiva e a destinação incorreta. Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação sobre a atividade de composição gravimétrica desenvolvida em uma escola pública em Diadema – SP, a partir do uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A atividade objetivou quantificar e caracterizar os resíduos sólidos produzidos em uma escola no período de um turno. Foram utilizadas estratégias levantadas a partir da análise da literatura sobre ABP para guiar o desenvolvimento do projeto. Ao todo foram coletados 37,4 kg de resíduos, separados pelos estudantes em classes (papéis, orgânicos, entre outros). Além de o objetivo ter sido alcançado, observou-se que houve sensibilização e efetividade por meio das atitudes da comunidade escolar, por manifestações para novos projetos e pela análise de um questionário de avaliação.

Biografia do Autor

Erika Brunelli, Universidade Federal de São Paulo

Em 2017 o Brasil gerou 78,4 milhões de toneladas de resíduos. A problemática do “lixo” envolve inúmeros problemas socioambientais, entre eles a geração excessiva e a destinação incorreta. Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação sobre a atividade de composição gravimétrica desenvolvida em uma escola pública em Diadema – SP, a partir do uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A atividade objetivou quantificar e caracterizar os resíduos sólidos produzidos em uma escola no período de um turno. Foram utilizadas estratégias levantadas a partir da análise da literatura sobre ABP para guiar o desenvolvimento do projeto. Ao todo foram coletados 37,4 kg de resíduos, separados pelos estudantes em classes (papéis, orgânicos, entre outros). Além de o objetivo ter sido alcançado, observou-se que houve sensibilização e efetividade por meio das atitudes da comunidade escolar, por manifestações para novos projetos e pela análise de um questionário de avaliação.

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Publicado

2020-04-24