COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA: PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
GRAVIMETRIC COMPOSITION: PROPOSED ACTIVE LEARNING METHODOLOGY IN PROJECT-BASED LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.600Palavras-chave:
Gravimetria, Resíduos sólidos, Práticas Pedagógicas, Metodologias ativas, SustentabilidadeResumo
Em 2017 o Brasil gerou 78,4 milhões de toneladas de resíduos. A problemática do “lixo” envolve inúmeros problemas socioambientais, entre eles a geração excessiva e a destinação incorreta. Este trabalho apresenta o relato de experiência em educação sobre a atividade de composição gravimétrica desenvolvida em uma escola pública em Diadema – SP, a partir do uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A atividade objetivou quantificar e caracterizar os resíduos sólidos produzidos em uma escola no período de um turno. Foram utilizadas estratégias levantadas a partir da análise da literatura sobre ABP para guiar o desenvolvimento do projeto. Ao todo foram coletados 37,4 kg de resíduos, separados pelos estudantes em classes (papéis, orgânicos, entre outros). Além de o objetivo ter sido alcançado, observou-se que houve sensibilização e efetividade por meio das atitudes da comunidade escolar, por manifestações para novos projetos e pela análise de um questionário de avaliação.