UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIAS ATIVAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MICROBIOLOGIA NO CURSO SUPERIOR DE BIOMEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.1687Keywords:
Metodologias Ativas, Matemática, Microbiologia, Interdisciplinaridade, BiomedicinaAbstract
O estudo de metodologias ativas e de tecnologias na educação nos motivou a validar um material didático sobre Matemática e Microbiologia em uma turma do Curso Superior de Biomedicina do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vila Velha. O material proposto relaciona a função exponencial e o crescimento bacteriano, por meio de um conjunto de textos, atividades, laboratório virtual e GeoGebra, integrados na ferramenta lição do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. As atividades ficaram disponíveis durante quatro semanas entre novembro e dezembro de 2020 e sua aplicação contemplou trinta e um alunos, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, devido à pandemia do Covid-19. Ao final, acreditamos que, por meio da interdisciplinaridade e metodologias ativas, produzimos conhecimentos de modo integrado e apresentamos aos participantes um modelo de material didático que se alinha às demandas do mundo do trabalho e que aproxima a realidade vivenciada pelo aluno do curso de graduação em Biomedicina.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.