O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2909Palabras clave:
Escrita, Leitura , OralidadeResumen
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada a partir do projeto de pesquisa e de inovação tecnológica junto ao Programa Ciência na Escola (PCE) desenvolvido com alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de promover o uso potente do portfólio, como recurso didático, para realizar uma intervenção específica nas dificuldades sobre a leitura e a escrita apresentadas pelas crianças. O referencial teórico que sustentou a escrita está baseado nos estudos em Soares (2021), Ferreiro e Teberosky (2011), Mortatti (2004) e Trindade (2004). A metodologia adotada foi a descritiva e a reflexiva da experiência relatada. Os resultados analisados de forma qualitativa demonstraram avanços qualitativos na leitura, na escrita, nos debates e nos momentos de reflexão dos textos. O portfólio dimensionou o avanço das crianças na leitura, na escrita e na organização de seus trabalhos a partir da exploração dos livros da biblioteca escolar.
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