HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

UMA POSSIBILIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA

Autores

  • Robson Vinicius Cordeiro Instituto Federal do Espírito Santo / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática / Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-2955-3939
  • Attico Chassot REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência / UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / EDUCIMART - Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-1373-6220

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2502

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização, Alfabetização Científica, Paradidático

Resumo

Neste artigo apresentamos os principais elementos constitutivos do produto educativo de uma tese de doutoramento profissional, a saber: a Coleção “História e Filosofia da Ciência também é coisa de criança”. Desde os passos metodológicos para sua constituição até sua pré-validação com o Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, buscamos demonstrar nossas bases epistemológicas para alfabetização linguística e científica e para os debates acerca de uma abordagem histórica e filosófica da ciência. Além disso, demonstramos nossas opções didático-pedagógicas pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria Didática da História. Por fim, identificamos as potencialidades do material e sua contribuição para um trabalho pedagógico embasado na experiência histórica e filosófica da construção do conhecimento mobilizando curiosidade, oralidade, criatividade, alteridade e, sobretudo, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, seja científica, seja alfabética.

Downloads

Publicado

2023-12-21