O Ensino de Geologia na Formação de Professores de Química: Uma Aula de Campo no Morro do Moreno, Vila Velha, ES

Autores

  • Carlos Roberto Campos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alice Duarte Vasconcelos Tetra Tech Coffey Consultoria e Serviços Ltda

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1498

Palavras-chave:

Ensino de Geologia. Prática pedagógica. Aula de campo. Morro do Moreno.

Resumo

Esse trabalho apresenta uma proposta de uma aula de campo no Morro do Moreno, Vila Velha (ES), para alunos da Licenciatura em Química. O principal objetivo é desenvolver uma visão sistêmica nos alunos, dando especial destaque ao debate socioambiental em um contexto geológico. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de um evento escolar. A aula de campo será dividida em 3 etapas: pré-campo, campo e pós-campo, sendo sugerido alguns pontos de parada com a finalidade de debater assuntos como risco geológico, rochas ígneas e mineralogia. Como conclusão, destaca-se que a aula de campo detém o papel de propiciar avanços na leitura do ambiente, capacitando os discentes para uma compreensão crítica do espaço e para a formação de cidadãos emancipados, um dos objetivos maiores da educação.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Campos, Instituto Federal do Espírito Santo

Arqueólogo, Especialista em Geologia do Quaternário, DGP/MN-UFRJ, Pós-Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação CEFET-RJ, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática do IFES, atuando na linha 3 do referido programa, com ênfase nos espaços de educação não formal e aulas de campo como metodologia pedagógica.

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Publicado

2022-02-19