O Ensino de Geologia na Formação de Professores de Química: Uma Aula de Campo no Morro do Moreno, Vila Velha, ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1498Palavras-chave:
Ensino de Geologia. Prática pedagógica. Aula de campo. Morro do Moreno.Resumo
Esse trabalho apresenta uma proposta de uma aula de campo no Morro do Moreno, Vila Velha (ES), para alunos da Licenciatura em Química. O principal objetivo é desenvolver uma visão sistêmica nos alunos, dando especial destaque ao debate socioambiental em um contexto geológico. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de um evento escolar. A aula de campo será dividida em 3 etapas: pré-campo, campo e pós-campo, sendo sugerido alguns pontos de parada com a finalidade de debater assuntos como risco geológico, rochas ígneas e mineralogia. Como conclusão, destaca-se que a aula de campo detém o papel de propiciar avanços na leitura do ambiente, capacitando os discentes para uma compreensão crítica do espaço e para a formação de cidadãos emancipados, um dos objetivos maiores da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.