A VALORIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POÉTICA NA ESCOLA:
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PRODUÇÃO DO GÊNERO ORAL PODCAST
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2407Palavras-chave:
poesia, tecnologias educacionais, leitura literária, podcastsResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática voltada para a leitura da obra “Matéria de poesia” (2019), de Manoel de Barros, que visa ampliar a percepção da poesia e seu impacto na compreensão de si mesmo e do outro. A proposta didática contempla experiências de leitura socializadoras e uso de mídias digitais para envolver os alunos em uma abordagem interativa. A metodologia proposta é fundamentada no aporte teórico deste artigo, cuja proposta didática segue o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e inclui diferentes mídias, como murais virtuais, redes sociais, exibição de documentário e produção de podcasts. Espera-se que a proposta contribua significativamente para a valorização e apreciação da leitura literária, especialmente a poesia, e para a socialização das experiências de leitura na escola para além das avaliações tradicionais. Ademais, acredita-se que esse recurso didático pode despertar um interesse duradouro pela literatura e pela expressão poética, enriquecendo assim o repertório cultural e intelectual dos estudantes.