(DES)CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CIENTÍFICA

UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Robson Vinicius Cordeiro Instituto Federal do Espírito Santo / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática / Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo / Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1425

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Alfabetização, Práticas Pedagógicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática defendida em 2015, investigando práticas pedagógicas que possibilitassem o desenvolvimento do educando no primeiro ano do ensino fundamental, a partir do diálogo entre a alfabetização científica e alfabetização linguística. Caracterizada como um estudo qualitativo, com aproximações à pesquisa-ação, tal estudo foi realizado em uma escola pública municipal em Cariacica-ES, com a participação de duas professoras; 53 alunos entre seis e sete anos; a pedagoga da escola; e os próprios pesquisadores. Tais sujeitos vivenciaram ações pedagógicas em oito encontros/aulas, sistematizadas em nove temáticas a partir do conceito “vida”. Ao final, o estudo defende que o ensino de ciências não deve estar separado das práticas alfabetizadoras, mas, ao contrário, pode participar do processo de apropriação e compreensão sistema de escrita alfabética.

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Publicado

2022-03-31