LETRAMENTOS SOCIAIS: POSSIBILIDADES DE LEITURA, ESCOLARIZAÇÃO DO LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
SOCIAL LITERACY: READING POSSIBILITIES, LITERACY’S SCHOOLING AND CONSTRUCTION OF IDENTITY
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.601Palavras-chave:
Letramentos, Leitura, Escolarização do Letramento, Identidade SocialResumo
Este texto começa sua reflexão tratando do início das definições de letramento, a ideia de possibilidades de leituras e o surgimento do termo letramentos, abrangendo as diferentes formas de aprendizado de escrita e leitura. Foi feita uma análise daquilo que propõem os documentos curriculares brasileiros e como esses documentos se afastam da realidade social de muitas escolas. A partir disso, faz-se necessário observar como esta escolarização do letramento e a marginalização daquilo que o discente carrega de aprendizado de mundo, a falta de investimentos na educação a partir do governo e a forma como muitos documentos que regem as escolas se afastam dos contextos vividos por todo o grupo escolar, prejudicam na construção ou descoberta da identidade dos alunos, que saem da sua formação sem se reconhecerem como sujeitos ativos na sociedade em que estão inseridos e aprendido apenas mecanicamente aquilo que foi ofertado pela escola.
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