LETRAMENTOS SOCIAIS: POSSIBILIDADES DE LEITURA, ESCOLARIZAÇÃO DO LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

SOCIAL LITERACY: READING POSSIBILITIES, LITERACY’S SCHOOLING AND CONSTRUCTION OF IDENTITY

Autores

  • Igor Cosmo Bueno Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.601

Palavras-chave:

Letramentos, Leitura, Escolarização do Letramento, Identidade Social

Resumo

Este texto começa sua reflexão tratando do início das definições de letramento, a ideia de possibilidades de leituras e o surgimento do termo letramentos, abrangendo as diferentes formas de aprendizado de escrita e leitura. Foi feita uma análise daquilo que propõem os documentos curriculares brasileiros e como esses documentos se afastam da realidade social de muitas escolas. A partir disso, faz-se necessário observar como esta escolarização do letramento e a marginalização daquilo que o discente carrega de aprendizado de mundo, a falta de investimentos na educação a partir do governo e a forma como muitos documentos que regem as escolas se afastam dos contextos vividos por todo o grupo escolar, prejudicam na construção ou descoberta da identidade dos alunos, que saem da sua formação sem se reconhecerem como sujeitos ativos na sociedade em que estão inseridos e aprendido apenas mecanicamente aquilo que foi ofertado pela escola.

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

COSMO BUENO, Igor. LETRAMENTOS SOCIAIS: POSSIBILIDADES DE LEITURA, ESCOLARIZAÇÃO DO LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE: SOCIAL LITERACY: READING POSSIBILITIES, LITERACY’S SCHOOLING AND CONSTRUCTION OF IDENTITY. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 60–71, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i2.601. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/601.. Acesso em: 5 nov. 2024.

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