O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.514

Palavras-chave:

Alfabetização-letramento, Softwares educativos, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho visa a analisar alguns softwares educativos como recurso na alfabetização de alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental, assim como sugerir estes instrumentos para auxiliar professores e alunos nas produções de leitura, escrita e na oralidade. O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais e as tecnologias por eles utilizadas no seu cotidiano e nas atividades pedagógicas em sala de aula, com a intenção de propor sugestões de quais softwares educativos são mais apropriados para desenvolver o conhecimento. A pesquisa ocorreu com uma turma de 2º Ano de uma escola do município de São Mateus, estado do Espírito Santo, na qual foram trabalhadas leituras, produções escritas e orais utilizando-se de softwares educativos. Foram também observados os resultados alcançados após inserir os softwares educativos no planejamento dos professores. O resultado das possíveis tarefas com o uso de softwares educativos está previsto para ser compartilhado com os professores durante o estudo na escola no decorrer do ano letivo de 2015 e, se preciso sempre mostrar novidades a esse grupo ou outros da escola.

Downloads

Publicado

28-06-2019

Como Citar

CAIRES , Maria Belina Aguilar; PASSOS , Marize Lyra Silva. O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 6–25, 2019. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i1.514. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/514.. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 122

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.