O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2909Keywords:
Escrita, Leitura , OralidadeAbstract
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada a partir do projeto de pesquisa e de inovação tecnológica junto ao Programa Ciência na Escola (PCE) desenvolvido com alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de promover o uso potente do portfólio, como recurso didático, para realizar uma intervenção específica nas dificuldades sobre a leitura e a escrita apresentadas pelas crianças. O referencial teórico que sustentou a escrita está baseado nos estudos em Soares (2021), Ferreiro e Teberosky (2011), Mortatti (2004) e Trindade (2004). A metodologia adotada foi a descritiva e a reflexiva da experiência relatada. Os resultados analisados de forma qualitativa demonstraram avanços qualitativos na leitura, na escrita, nos debates e nos momentos de reflexão dos textos. O portfólio dimensionou o avanço das crianças na leitura, na escrita e na organização de seus trabalhos a partir da exploração dos livros da biblioteca escolar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.