O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Authors

  • Antonia Fernanda Dutra Pinto Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2909

Keywords:

Escrita, Leitura , Oralidade

Abstract

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciada a partir do projeto de pesquisa e de inovação tecnológica junto ao Programa Ciência na Escola (PCE) desenvolvido com alunos(as) do 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de promover o uso potente do portfólio, como recurso didático, para realizar uma intervenção específica nas dificuldades sobre a leitura e a escrita apresentadas pelas crianças. O referencial teórico que sustentou a escrita está baseado nos estudos em Soares (2021), Ferreiro e Teberosky (2011), Mortatti (2004) e Trindade (2004). A metodologia adotada foi a descritiva e a reflexiva da experiência relatada. Os resultados analisados de forma qualitativa demonstraram avanços qualitativos na leitura, na escrita, nos debates e nos momentos de reflexão dos textos. O portfólio dimensionou o avanço das crianças na leitura, na escrita e na organização de seus trabalhos a partir da exploração dos livros da biblioteca escolar.

Published

16-06-2025

How to Cite

DUTRA PINTO, Antonia Fernanda. O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 16–29, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i2.2909. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2909.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.