SALA DE AULA INVERTIDA ALIADA À EXPERIMENTAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE FITOQUÍMICA DA ESPÉCIE MEDICINAL TERMINALIA CATAPPA L. (SETE COPAS)

Autores

  • Francisco José Mininel Universidade Brasil
  • Silvana Márcia Ximenes Mininel Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.1840

Palavras-chave:

Metodologia ativa. Sala de aula invertida. Terminalia catappa L. Tema gerador.

Resumo

Neste trabalho, utilizou-se a metodologia ativa denominada Sala de Aula Invertida (SAI) aliada à experimentação para aprendizagem de conceitos químicos. Utilizou-se como tema gerador uma ampla pesquisa sobre a espécie vegetal Terminalia catappa L.  Para execução do trabalho, era enviado previamente em um grupo de WhatsApp da sala, materiais instrucionais para leitura para melhor compreensão dos conceitos pretendidos. Os alunos liam o material em casa, anotavam em fichas (técnica de fichamento), as possíveis dúvidas eram esclarecidas em aulas presenciais a partir de rodas de conversa com a mediação do professor. Através das aulas experimentais os alunos puderam visualizar na prática os conceitos estudados e identificar os princípios ativos contidos nas folhas da espécie vegetal estudada. Utilizou-se questionário avaliativo e através dos dados coletados foi possível identificar que a metodologia aplicada foi importante para aprendizagem dos conceitos químicos significativamente.

Downloads

Publicado

2023-10-23