CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DE TRILHA NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA APÓS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA

Autores/as

  • Wendria Maria Pantoja Matos IFAP
  • Darley Calderaro Leal Matos IFAP
  • Joel Manga da Silva IFAP

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2679

Palabras clave:

Aula lúdica. Ensino médio. Ensino e aprendizagem.

Resumen

Os desafios do ensino de Biologia levam professores a buscarem metodologias ativas, complementando as aulas expositivas dialogadas amplamente utilizadas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo verificar as contribuições de um jogo de trilha para a aprendizagem de Biologia em turmas do 2º e 3º ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari. Após uma aula expositiva, foi planejada uma aula com o jogo de trilha e os resultados mostraram que o jogo melhorou a compreensão do conteúdo, tornou a aula mais dinâmica e aumentou a concentração, especialmente nos primeiros e últimos horários. No entanto, não foi eficaz para aumentar a assimilação de termos técnicos difíceis sugerindo a necessidade de aulas práticas e repetição de conteúdo para abranger diferentes estilos de aprendizagem. Apesar disso, concluiu-se que a combinação de abordagens que integram método expositivo dialogado e lúdico é benéfica no processo de ensino- aprendizagem de Biologia. A diversidade de métodos de ensino pode engajar os alunos de forma mais abrangente, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem.

Publicado

13-09-2024

Cómo citar

PANTOJA MATOS, Wendria Maria; CALDERARO LEAL MATOS, Darley; MANGA DA SILVA, Joel. CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DE TRILHA NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA APÓS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2679. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2679.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 124

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.