CRESCIMENTO DE CRISTAIS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2140Palavras-chave:
Cristalização, Experimentação, Ensino de Química, Crescimento de cristaisResumo
Com o surgimento de novas tecnologias notou-se que o perfil dos alunos vem se modificando. Sendo assim, torna-se fundamental ir além do método expositivo tradicional pautado no ensino que utiliza somente a sala de aula teórica. Acredita-se que a experimentação quando atrelada às aulas expositivas pode ser uma ferramenta de grande utilidade para o aumento do interesse dos alunos na disciplina de Química. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma prática experimental onde utilizou-se o sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) para crescimento de cristais por nucleação. Tal prática abordou conceitos como os de cristalização, saturação, nucleação, e estrutura do cristal. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas de segundo ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Ifes - Vila Velha-ES, onde aplicou-se um questionário pré e pós-intervenção, utilizando a escala Likert, a fim de verificar se houve evolução na aprendizagem dos conteúdos envolvidos na experimentação.