CRESCIMENTO DE CRISTAIS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Diego Suhet Moreira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Amanda Almerindo Rangel Instituto Federal do Espírito Santo
  • Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro Instituto Federal do Espirito Santo
  • Joselito Nardy Ribeiro Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2140

Palavras-chave:

Cristalização, Experimentação, Ensino de Química, Crescimento de cristais

Resumo

Com o surgimento de novas tecnologias notou-se que o perfil dos alunos vem se modificando. Sendo assim, torna-se fundamental ir além do método expositivo tradicional pautado no ensino que utiliza somente a sala de aula teórica. Acredita-se que a experimentação quando atrelada às aulas expositivas pode ser uma ferramenta de grande utilidade para o aumento do interesse dos alunos na disciplina de Química. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma prática experimental onde utilizou-se o sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) para crescimento de cristais por nucleação. Tal prática abordou conceitos como os de cristalização, saturação, nucleação, e estrutura do cristal. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas de segundo ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Ifes - Vila Velha-ES, onde aplicou-se um questionário pré e pós-intervenção, utilizando a escala Likert, a fim de verificar se houve evolução na aprendizagem dos conteúdos envolvidos na experimentação.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

SUHET MOREIRA, Diego; ALMERINDO RANGEL, Amanda; FLORES NARDY RIBEIRO, Araceli Verónica; NARDY RIBEIRO, Joselito. CRESCIMENTO DE CRISTAIS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 59–73, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i1.2140. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2140.. Acesso em: 10 dez. 2024.

Recebido em

19-05-2023

Aceito em

04-10-2023

Publicado em

23-10-2023

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