Potencializando o Ensino de Ciências no Ensino Médio Usando Ferramentas Tecnológicas e Metodologias Ativas

Autores

  • Edson Elias Universidade Federal do Espirito Santo
  • João Paulo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.558

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo expõe uma investigação que busca analisar as contribuições, para o ensino de ciência no Ensino Médio, de uma abordagem metodológica apoiada nas premissas da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel (1918 - 2008) e nas metodologias ativas de ensino: Sala de Aula Invertida, Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas. Com isso, foi elaborada uma Sequência Didática aplicada para estudantes da terceira série do Ensino Médio durante sete aulas. Partindo do princípio de que o conhecimento prévio do aluno é a variável que mais infuencia na aprendizagem significativa, a metodologia utilizada estimulou o aprendizado, proporcionando uma maior interação do aluno com novas metodologias de ensino e com simulações computacionais. Com a criação do grupo de Whatsapp, todos os materiais das aulas e as discussões eram feitas nesse ambiente,  possibilitando aos alunos faltosos a possibilidade de acompanhar os conteúdos perdidos a qualquer hora e lugar. Podemos destacar que os alunos tiveram uma maior participação
no processo de aprendizagem, passando a ser o centro do processo e o professor o mediador das ações.

Downloads

Publicado

2020-08-17