Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.922

Palavras-chave:

Objetos virtuais de aprendizagem, Soluções, Ensino de Química, GO-LAB, Ensino remoto

Resumo

Dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Suélen Pereira Carminati, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui formação em Técnico em Alimentos pelo IFRJ/Campus Maracanã (2006) e é aluna do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luiz Felipe Santoro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thiago Rodrigues de Sá Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-19