O USO DA LINGUAGEM R COMO FERRAMENTA TECNOLOGICA DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO

Recursos tecnológicos

Autores

  • Francisca Cíntia de Sousa Barros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2680

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Linguagem de programação R, Estatística.

Resumo

O presente estudo apresenta a Tecnologia Educacional e Recurso Didático no Ensino da matemática, então através do uso da linguagem de programação, o estudo propôs caminhos alternativos para a prática metodológica do ensino/aprendizagem da disciplina. O espaço amostral utilizado foi composto por turmas de 2º e 3º ano, estimando 20 a 25 alunos por semestre durante as aulas de eletiva de práticas laboratoriais de uma escola pública, na cidade de Fortaleza, Ceará. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, onde os alunos foram desafiados a construírem seus próprios códigos, de forma que se envolveram na prática e explicação dos mesmos, para os outros colegas ao fim de cada semestre com a realização de um projeto final. Diante dos resultados quantitativos e das reflexões promovidas pela observação do ensino com inovação tecnológica, foi viabilizado a melhor forma de sensibilizar a Secretaria de  Educação, bem como discentes e docentes a permitir e defender o uso da programação como forma de fomentar o interesse pela matemática e foi aplicado um teste qualitativo ao universo estudado pedindo que avaliem a nova metodologia de ensino. Além disso, os resultados do questionário evidenciaram que maiorias dos alunos afirmam ser importante uso de uma ferramenta computacional como o uso da linguagem de programação para o ensino por se tratar de algo novo no ensino.

Downloads

Publicado

13-09-2024

Como Citar

DE SOUSA BARROS, Francisca Cíntia. O USO DA LINGUAGEM R COMO FERRAMENTA TECNOLOGICA DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO : Recursos tecnológicos. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 331–341, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2680. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2680.. Acesso em: 12 out. 2024.

Recebido em

26-03-2024

Aceito em

25-04-2024

Publicado em

13-09-2024

Artigos Semelhantes

1-10 de 134

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.