CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DE TRILHA NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA APÓS AULA EXPOSITIVA DIALOGADA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2679Palavras-chave:
Aula lúdica. Ensino médio. Ensino e aprendizagem.Resumo
Os desafios do ensino de Biologia levam professores a buscarem metodologias ativas, complementando as aulas expositivas dialogadas amplamente utilizadas. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo verificar as contribuições de um jogo de trilha para a aprendizagem de Biologia em turmas do 2º e 3º ano do ensino médio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari. Após uma aula expositiva, foi planejada uma aula com o jogo de trilha e os resultados mostraram que o jogo melhorou a compreensão do conteúdo, tornou a aula mais dinâmica e aumentou a concentração, especialmente nos primeiros e últimos horários. No entanto, não foi eficaz para aumentar a assimilação de termos técnicos difíceis sugerindo a necessidade de aulas práticas e repetição de conteúdo para abranger diferentes estilos de aprendizagem. Apesar disso, concluiu-se que a combinação de abordagens que integram método expositivo dialogado e lúdico é benéfica no processo de ensino- aprendizagem de Biologia. A diversidade de métodos de ensino pode engajar os alunos de forma mais abrangente, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.