“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1448Palabras clave:
Metodologias ativas, Aprendizagem, Ensino de CiênciasResumen
Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus. A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.