EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:

EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1451

Palavras-chave:

Educação especial., Aprendizagem matemática, Educação matemática inclusiva, Pesquisas

Resumo

Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e
aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando
condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o
mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática
dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário
da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a
diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais
potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse
direito garantido.

Biografia do Autor

Gisely de Abrêu Corrêa, Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

Mestra em Educação, em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo-IFES (2017). Participou do Grupo de Pesquisas Educação Matemática, História e Diversidades (IFES), de 2015 a 2020, desenvolvendo estudos relacionados à Síndrome de Down e matemática na perspectiva da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos. Pós graduada como Especialista em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1994) . Atualmente é coordenadora pedagógica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Elcio, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES)

Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas, mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo instituto. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI). É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sendo atuante na diretoria regional da SBEM Espírito Santo e membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática dessa mesma sociedade. É professor P-VI da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, atuando na E.E.E.F.M Almirante Barroso sendo preceptor do Programa de Residência Pedagógica em parceria com o Ifes campus Vitória. Doutorando do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, EDUCIMAT. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas de matemática.

Thiengo, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde atua como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ? EDUCIMAT/Ifes. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo ? Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola ? MG. Membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do IFES; foi Coordenador do Curso de Licenciatura do Ifes - campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (2018-2019); foi Coordenador da Área de Matemática (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI), desenvolvendo pesquisas em torno do ensino de Matemática a estudantes com necessidades educativas especiais tais como o surdo, cego, baixa visão, síndromes cromossômicas, autismo, deficiência intelectual, altas habilidades/superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (GPEHDi), desenvolvendo pesquisas na área da Educação e Diversidades, particularmente gênero e sexualidade, políticas e práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - GT13 da SBEM: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2022-03-31