INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA E SUPERAÇÃO DO ESOTERISMO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2414Palavras-chave:
Aprendizado ativo, Investigação científica, Ensino básico, Escola pública, Ensino de químicaResumo
O trabalho apresenta um relato de experiência da vivência da iniciação científica (IC) por estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Cruzeiro do Oeste, Paraná. Com o objetivo de discutir a IC como metodologia ativa e propô-la como ferramenta de superação do esoterismo, a IC foi dividida em oito etapas e teve como tema a análise do teor de etanol presente na gasolina comercializada na região, considerando a NBR 13992. O trabalho promoveu discussões acerca da IC como metodologia ativa de ensino e ferramenta para a migração do esoterismo para o exoterismo. As discussões permearam diante das características inerentes às correntes teóricas e suas relações com os aspectos observados no ensino-aprendizagem dos participantes do projeto. A partir disso, estabeleceu-se que a IC promoveu resultados alinhados aos princípios das metodologias ativas e contribuiu para remodelar a ideia de ciência esotérica que está presente na sociedade para a concepção de ciência exotérica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.