“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL

Authors

  • THIAGO DO NASCIMENTO OUVERNEY IFES
  • ANA PAULA DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO IFES
  • CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1448

Keywords:

Metodologias ativas, Aprendizagem, Ensino de Ciências

Abstract

Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus.  A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.

Published

25-04-2023

How to Cite

DO NASCIMENTO OUVERNEY, THIAGO; DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO, ANA PAULA; PIRES CAMPOS, CARLOS ROBERTO. “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1448. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1448.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Received

16-10-2021

Accepted

03-12-2021

Published

25-04-2023

Similar Articles

11-20 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.