O USO DO SOFTWARE GENIALLY NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2234Palavras-chave:
Genially. Metodologias Ativas. Escape Room. Química Orgânica. Gamificação.Resumo
A formação de professores em tecnologias digitais tem assumido valorosa forma de melhorar o ensino e aprendizagem. A utilização de metodologias ativas com intencionalidade pedagógica pode favorecer o ensino de química através de uma prática educativa, utilizando o software Genially. O estudo de caráter exploratório e abordagem metodológica qualitativa, foi proposto utilizando as ferramentas e recursos disponíveis no software, para a construção de uma estratégia gamificada com objetivo de favorecer o processo investigativo, a partir de resoluções de problemas de ordem cotidiana. Os resultados revelaram que o Genially pode ser promissor para tornar as aulas atrativas e imersivas. Em relação ao feedback para finalidades avaliativas, o software não é indicado, pois não é possível mapear resultados. Apesar disso, apresenta grande relevância para a formação de professores no campo de tecnologias digitais, pois alicerça alternativas profícuas para melhoria do fazer profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.