A Utilização e Abordagem dos Espaços Não-formais de Educação para o Ensino de Crianças de 3 a 5 Anos de Idade: Uma Análise da Proposta Curricular da Educação Infantil de Venda Nova do Imigrante – ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1065Palavras-chave:
Currículo, Educação Infantil, Espaços não-formais de educaçãoResumo
O objetivo do estudo é analisar a proposta curricular da rede municipal de Venda Nova do Imigrante-ES quanto a utilização e abordagem dos espaços não-formais de educação para o ensino de crianças de 03 a 05 anos de idade. Para isso, realizou-se uma análise da proposta curricular do município estabelecendo unidades de registros propostas por Bardin (2011). A partir da análise realizada, verificou-se que a proposta curricular de município de Venda Nova do Imigrante, aborda os espaços não-formais de educação são abordados e utilizados de maneira a favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, além disso, observou-se que a maioria das atividades que contemplam a utilização dos espaços não-formais de educação são voltadas para o ensino de ciências, porém também ha propostas voltadas as disciplinas de arte, matemática e linguagens que sugerem a utilização destes ambientes. A utilização destes espaços como ferramenta para o ensino de crianças faz com que o professor possibilite aos alunos uma maior proximidade com temas que são abordados dentro da sala, uma vez que, na Educação Infantil, as crianças vivenciam através do contato com o meio diferentes, temáticas que favorecem a problematização e a aproximação com o que é vivenciado por ela no dia a dia, com isso estes espaços dão a oportunidade para que a criança amplie suas experiências e vivencie novos aprendizados.