USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY EM MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2255Keywords:
Khan Academy. Ensino de ciências. Sala de aula invertida. Tecnologias Educacionais.Abstract
O artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de potencializar a sala de aula invertida, a partir do uso da plataforma virtual Khan Academy no ensino de ciências. Com o avanço das tecnologias educacionais e a crescente necessidade de se otimizar o tempo das aulas para contemplar os conteúdos de currículos cada vez mais amplos em áreas como ciências da natureza, a sala de aula invertida, como metodologia ativa, tem ganhado cada vez mais espaço. Nessa abordagem pedagógica, os estudantes são incentivados a estudar o conteúdo em casa, por meio de vídeos, leituras e exercícios, enquanto as aulas presenciais são utilizadas para tirar dúvidas, discutir o conteúdo e realizar atividades práticas. Porém, para uma maior eficácia da sala de aula invertida, é importante que os alunos sejam estimulados a fazer as atividades em casa. Neste sentido, o software educacional Khan Academy constitui uma alternativa viável e bem-sucedida, ao oferecer exercícios, vídeos educativos e um painel de aprendizado personalizado e gamificado, que permite e motiva os alunos a conduzirem os estudos, de acordo com seu próprio ritmo, fora da sala de aula.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.