O Uso da impressora 3D no processo de ensino e aprendizagem.

Autores

  • Antonio Freitas Neto Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Jardim
  • Loubet
  • Martinez Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1377

Palavras-chave:

Ensino, Física, Impressora 3D, Modelagem

Resumo

Sabe-se que no contexto atual da sociedade moderna, a tecnologia obteve consideráveis avanços na sociedade. Porém, é notório a existência de problemáticas persistentes nas práticas educacionais, as quais padecem com a falta da inclusão de tecnologias eficientes na educação, que por sua vez, tornariam as aulas mais lúdicas, capazes de capturar atenção dos discentes e consequentemente um maior aproveitamento e fixação do conteúdo ensinado em sala.  Neste trabalho, apresentamos uma intervenção educacional a fim de amenizar as barreiras identificadas, utilizando para isto, a impressão 3D como forma de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fabricando materiais didáticos, com o objetivo de despertar e aprimorar o interesse dos estudantes para as áreas de Ciências Exatas e da Terra, buscando assim realizar aulas mais práticas e experimentais. Os materiais didáticos produzidos neste trabalho foram aplicados em sala de aula, juntamente com questionários, os quais comprovam a eficiência da atividade, de forma que, para cerca de 90% dos discentes que participaram da atividade, houve uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente e significativo.

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Publicado

2022-02-19