RESTAURAÇÃO SUSTENTÁVEL DOS MANGUEZAIS

ABORDAGEM EDUCATIVA POR MEIO DE UM CURSO MOOC

Autores

  • Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-1518-8889
  • Michelli Cavalini Zandomingue Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Vanessa Battestin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2938

Palavras-chave:

Educação ambiental, Tecnoclogias educacionais, Estilos de aprendizagens, Proteção de habitats costeiros

Resumo

O presente estudo adota uma abordagem qualitativa, aplicada e exploratória, visando explorar a criação e implementação de um curso MOOC, como uma abordagem educativa focada na restauração e conservação de manguezais. Possuindo como objetivo investigar as práticas pedagógicas, estratégias de design instrucional e tecnologias educacionais empregadas na elaboração deste curso, os resultados indicam que a combinação de auto-instrução, vídeos, animações, jogos interativos e fóruns colaborativos contribuiu para um aprendizado significativo e envolvente. A flexibilidade do curso permitiu aos alunos progredirem no próprio ritmo, adaptando-se às suas necessidades individuais, demonstrando ser uma ferramenta eficaz para disseminar conhecimentos sobre a conservação e restauração de manguezais. 

Biografia do Autor

  • Daniel Augusto Bolsanelo Belcavello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Mestrando Profissional em Educação em Ciências e Matemática (IFES). Especialista em Ensino de Ciências - Anos finais do Ensino Fundamental (UFES). Especialista em Geografia e Educação Ambiental (UCAM). Membro do grupo de pesquisa HISTOFIC (História e Filosofia da Ciência: desenvolvimento, fundamentos e práxis educacional) - IFES e do Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce - IFES. Desenvolve pesquisas e atua na área de História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Espaços Não-Formais de Educação, Tecnologias Educacionais, Mídias na Educação, Educação à Distância, Currículo e Formação de Professores.

  • Michelli Cavalini Zandomingue , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (2020) e Bacharel em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO pela FACULDADE DO ESPIRITO SANTO UNES (2012). Atualmente é mestranda do programa EDUCIMAT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Tecnologia Educacional, na educação infantil e séries iniciais.

  • Vanessa Battestin , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Doutora em Educação (2012), mestre em Informática (2005) e bacharel em Ciência da Computação (2001), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).É professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), efetiva desde 2005. É lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), onde atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática (EDUCIMAT) e líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia. É vice-coordenadora do grupo de trabalho de Institucionalização da EaD do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) desde 2016, representante dos Institutos Federais no Comitê de Coordenação Política (CCP) da UniRede e presidente da comissão de cursos abertos (MOOC) do Ifes. Especialista Internacional (perita) na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de Portugal.Foi diretora do Cefor de 2014 a 2019, Coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil no Ifes (UAB), Coordenadora dos cursos superiores de Informática do Ifes campus Serra; Coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação (PIE), Coordenadora de tutoria, Coordenadora de AVA, professora e tutora de cursos a distância do Ifes. Já compôs diversos grupos de trabalho sobre EaD no país, dentre eles do Conif, da Setec, da Capes e da Sesu, em alguns deles representando o Conif. Já foi representante da SBC no Ifes. Também já atuou como analista de sistemas da Accenture, no projeto da Vale. Atua principalmente nos temas: Educação a Distância, MOOC e Tecnologias Educacionais.

  • Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor titular EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT). É líder do Grupo de Pesquisa História e Filosofia da Ciência (HISTOFIC) e vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA (GEPEC). Desenvolve e orienta pesquisas na área do Ensino com ênfase em ensino de história e filosofia da ciência, cidadania socioambiental e história ambiental.

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Publicado

30-10-2024

Como Citar

AUGUSTO BOLSANELO BELCAVELLO, Daniel; CAVALINI ZANDOMINGUE , Michelli; BATTESTIN, Vanessa; DONIZETTI SGARBI, Antonio. RESTAURAÇÃO SUSTENTÁVEL DOS MANGUEZAIS: ABORDAGEM EDUCATIVA POR MEIO DE UM CURSO MOOC. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 15–25, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2938. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2938.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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