FORMAÇÃO DE EDUCADORES: O COSMO PELO TERRITÓRIO DO LABORATÓRIO VIVO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3182Palavras-chave:
Formação de educadores. Laboratório Vivo. Astronomia. Abordagem temática curricular.Resumo
Este estudo analisa a formação de educadores pela Educação Ambiental Crítica (EAC), considerando o Cosmo como um Laboratório Vivo. O objetivo é propor estratégias para a integração disciplinar em processos de alfabetização científica sustentável visando uma práxis cidadã. A metodologia é qualitativa, com abordagem crítico-interpretativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental. Os instrumentos revelam como abordar o Cosmo na formação de professores da Educação Básica e sua aplicação em sala de aula, diante de um currículo fragmentado e neopositivista que dificultam visão integradora. A análise mostra que “ciência e técnica” se relacionam com conhecimento e poder, exigindo ambientes escolares integrados para superar o conhecimento equivocado dos sistemas de ensino. Conclui-se que investir em currículos temáticos transdisciplinares é essencial como indica a EAC.
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