FORMAÇÃO DE EDUCADORES: O COSMO PELO TERRITÓRIO DO LABORATÓRIO VIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3182

Palavras-chave:

Formação de educadores. Laboratório Vivo. Astronomia. Abordagem temática curricular.

Resumo

Este estudo analisa a formação de educadores pela Educação Ambiental Crítica (EAC), considerando o Cosmo como um Laboratório Vivo. O objetivo é propor estratégias para a integração disciplinar em processos de alfabetização científica sustentável visando uma práxis cidadã. A metodologia é qualitativa, com abordagem crítico-interpretativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental. Os instrumentos revelam como abordar o Cosmo na formação de professores da Educação Básica e sua aplicação em sala de aula, diante de um currículo fragmentado e neopositivista que dificultam visão integradora. A análise mostra que “ciência e técnica” se relacionam com conhecimento e poder, exigindo ambientes escolares integrados para superar o conhecimento equivocado dos sistemas de ensino. Conclui-se que investir em currículos temáticos transdisciplinares é essencial como indica a EAC.

Biografia do Autor

  • M.Sc Helaine Barroso dos Reis, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

    Mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional-RJ (CNPq). Especialista em Análise de Sistemas - PUC-RJ. Bacharel em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), lotada na Coordenadoria do Proeja no Campus Vitória. Atua na educação profissional de Nível Médio, Tecnológico. Pesquisadora nas áreas de Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias Educacionais, e, mais recentemente, em Educação Ambiental Crítica. É membro do grupo de grupo de pesquisa Coletivo de Estudos e Pesquisas Educação, Ambiente e Sociedade/CEPEAS do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

  • Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

    Possui larga experiência em docência no Ensino Superior e na Educação Básica, bem como na formulação e no desenvolvimento de projetos em políticas públicas nas áreas da educação socioambiental formal e não formal, gestão escolar participativa e Ensino de Ciências na abordagem CTSA. Licenciada em Ciências Naturais e Licenciada em Eletricidade pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes) na linha da Formação e Práxis Docente. Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción/UAA, revalidada em 2014 pela UFAL. É Líder do Grupo de Pesquisa "Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ambiente e Sociedade", membro do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA" (CEPEAS/Ifes), do Grupo de Estudo e Pesquisa "História e Filosofia da Ciência" (HISTOFIC/Ifes) e do Laboratório de Gestão da Educação Básica (LAGEBES/Ufes). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino de Ciências da Natureza, Gestão Escolar e Educação Socioambiental. Atualmente é professora EBTT do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), no Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vila Velha. Coordena o Programa de Extensão Laboratório Vivo, na mesma instituição. É, ainda, Membro da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.

Downloads

Publicado

05-07-2025

Como Citar

BARROSO DOS REIS, Helaine; FERREIRA LOBINO, Maria das Graças. FORMAÇÃO DE EDUCADORES: O COSMO PELO TERRITÓRIO DO LABORATÓRIO VIVO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 07–26, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3182. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3182.. Acesso em: 6 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 176

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.