ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.521Palavras-chave:
Material manipulável, Ensino-Aprendizagem, PoliedrosResumo
Este relato mostra os resultados de uma atividade prática em uma turma da terceira etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, numa escola estadual do município de Santa Leopoldina. Foram aplicadas atividades com materiais manipulativos como estratégia para abordagem dos sólidos geométricos. Foi utilizado jujuba, fio de nylon, palito de pirulito, “palito de dente”, tesoura e ainda o celular para eventuais pesquisas. O objetivo dessa proposta foi à exploração dos sólidos para a construção do pensamento geométrico, enfatizando os conceitos relacionados ao ensino de poliedros. Nosso artigo possui como embasamento teórico Andrade (2014), Rogenski; Pedroso (2007), Sarmento (2010), Giostri; Silva (2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), que reforçam a necessidade do uso dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. Os resultados foram satisfatórios e os alunos conseguiram desenvolver as atividades, com interesse e motivação, definindo a quantidade de vértices, arestas e faces nos poliedros confeccionados.