FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ALIADA ÀS MÍDIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2523Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação de Professores, Tecnologia no Ensino de Ciências, Alfabetização CientíficaResumo
Este artigo enfatiza uma proposta de alfabetização científica aliada às tecnologias digitais para a primeira infância que objetivou propor uma formação continuada para professores da Educação Infantil através de sequências didáticas para o ensino de Ciências aliado à tecnologia, correlacionando teoria-prática, tendo a criança como foco no processo ensino-aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa, constituiu-se em uma pesquisa-ação. Para tal, foram elaboradas três SDs e um material didático inovador para corroborar com o ensino de Ciências na pré-escola. O arcabouço teórico está fundamentado na Alfabetização Científica e na Aprendizagem Significativa, articulados na Pedagogia da Libertação. Concluiu-se a necessidade de produzir e divulgar materiais pedagógicos que possibilitem o ensino de Ciências de maneira interdisciplinar através da experimentação e de metodologias científicas, mas ressalta-se a importância da formação continuada e o papel do professor como mediador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.