FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ALIADA ÀS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • JULIANA SOARES MAGNO DE CARVALHO UNICARIOCA
  • Ana Paula Legey de Siqueira UNICARIOCA
  • Sheila da Silva Ferreira Arantes UNICARIOCA

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2523

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores, Tecnologia no Ensino de Ciências, Alfabetização Científica

Resumo

Este artigo enfatiza uma proposta de alfabetização científica aliada às tecnologias digitais para a primeira infância que objetivou propor uma formação continuada para professores da Educação Infantil através de sequências didáticas para o ensino de Ciências aliado à tecnologia, correlacionando teoria-prática, tendo a criança como foco no processo ensino-aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa, constituiu-se em uma pesquisa-ação. Para tal, foram elaboradas três SDs e um material didático inovador para corroborar com o ensino de Ciências na pré-escola. O arcabouço teórico está fundamentado na Alfabetização Científica e na Aprendizagem Significativa, articulados na Pedagogia da Libertação. Concluiu-se a necessidade de produzir e divulgar materiais pedagógicos que possibilitem o ensino de Ciências de maneira interdisciplinar através da experimentação e de metodologias científicas, mas ressalta-se a importância da formação continuada e o papel do professor como mediador.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Legey de Siqueira, UNICARIOCA

    Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq (Divulgação Científica- 2020 a 2023). É Jovem Cientista do Nosso estado do Rio de Janeiro- FAPERJ (2021- atual). Já foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa em Divulgação Científica no período de 2015-2018. Pós Doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica) (ago/2009), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ (Jul/1997) e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993). Na UniCarioca é: Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Representante Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UniCarioca); Coordenadora Adjunta do Núcleo de Computação Aplicada (NUCAP/UniCarioca), núcleo este que abarca pesquisas interdisciplinares envolvendo os cursos de Pedagogia, Design, Computação e Comunicação) aplicando Tecnologias Digitais no Ensino Formal e Não Formal em diferentes ambientes de aprendizagem e segmentos de ensino; orienta TCCs e projetos de iniciação científica; Professora Adjunta do curso de Pedagogia (disciplinas; Didática das Ciências, Informática Aplicada à Educação, Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação e Projetos de ação Pedagógica). Coordenadora Institucional de Iniciação Científica PIBIC- CNPq/UniCarioca. Gestora do Diretório de Grupos de Pesquisa da UniCarioca. É Líder do Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias Digitais na Educação Não formal. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear participando da linha de pesquisa: Realidade Virtual na Área Nuclear e neste instituto orientou três dissertações de Mestrado Acadêmico na área de Divulgação Cientifica no IEN/PPG em Ciência e Tecnologias Nucleares/CNEN. Atuou como Professora Adjunta na Universidade Gama Filho nos cursos de graduação em Medicina, Biologia, Nutrição, Enfermagem. Atuou como docente no Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Gama Filho (6 orientações concluídas) e foi responsável pela linha de pesquisa ?Utilização de Tecnologias de Realidade Virtual e Inteligência Artificial para Divulgação, Ensino, Treinamento, Avaliação na Área da Saúde?. Orientou alunos de Iniciação científica- PIBIC/CNPq ; alunos de Iniciação Científica bolsistas da FAPERJ (Apoio Edital de Apoio às Escolas Públicas do Rio de Janeiro; alunos bolsistas Jovens Talentos da FAPERJ (Edital de Apoio às Escolas Públicas); bolsista de TCT da FAPERJ (Apoio ao Edital Escolas Públicas). Atualmente orienta alunos PIBIC/CNPq, bolsistas de Apoio Técnico do CNPq; alunos de Iniciação Cientificas da UniCarioca além de dissertações do Mestrado Profissional da UniCarioca. Atuou como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Computação Avançada (GPCA) e do Laboratório de Realidade Virtual da UGF.

  • Sheila da Silva Ferreira Arantes, UNICARIOCA

    Doutoranda na UFRJ no programa Ciência da computação PPGI, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UNICARIOCA. Pós-Graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Gestão e Implementação de cursos EAD. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Universidade da Cidade (2005), Pós Graduada em Gestão e Implementação de cursos a distância pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Psicopedagogia pela Universidade Castelo o Branco e Gestão Escolar na área de Educação no Centro de Universitário Barão de Mauá. Atualmente é diretora Pedagógica do Instituto de Educação Colônia do Saber responsável inclusive por todos os cursos na modalidade EAD da instituição, Conferencista Internacional e escritora de três: Sequência Didática fundamentada na Aprendizagem Significativa como facilitadora no processo de Alfabetização e Letramento mediadas pelas novas tecnologias digitais (2022), O Impacto da Obediência Imediata, (2023) e Mentora Eu? (2023).

Downloads

Publicado

10-09-2024

Como Citar

SOARES MAGNO DE CARVALHO, JULIANA; LEGEY DE SIQUEIRA, Ana Paula; DA SILVA FERREIRA ARANTES, Sheila. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ALIADA ÀS MÍDIAS DIGITAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 293–304, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2523. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2523.. Acesso em: 21 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 156

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.