Uso do jogo "Isometria em Ação" como material didático para o ensino de Química na educação básica

Autores

  • Luana Vanessa Daniel Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francisco Fernandes Ladeira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1313

Palavras-chave:

Jogos lúdicos, ensino de Química, Isomeria

Resumo

O uso de jogos lúdicos no ensino de Química constitui-se em uma metodologia que pode atrair e motivar os alunos. Estudos concluíram que o conteúdo de Química, ao se aproximar do cotidiano e trabalhado de maneira dinâmica, faz com que o discente melhore seu desempenho. Sendo assim, este trabalho apresenta uma prática de ensino de Química em que foi confeccionado e aplicado o jogo “Isomeria em Ação” para alunos de uma escola estadual localizada no município de Barbacena, Minas Gerais. Constatou-se que o uso de jogos didáticos no cotidiano escolar se mostra eficiente, pois os mesmos geram impactos positivos no tocante à socialização, à cooperação e, sobretudo, à aprendizagem. Portanto, é plausível considerar que o uso de jogos em sala de aula, desde que acompanhado de uma metodologia adequada, possibilita ao estudante participar ativamente do processo de construção do conhecimento, complementando o conteúdo teórico com o lúdico; ou seja, aliando teoria e prática.

Biografia do Autor

Luana Vanessa Daniel , Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Química. IFSUDESTE-MG. Especialista em Ensino De Química.  Professora de educação básica SEE-MG.  Mestrando em Química pela UFJF 

Publicado

2022-02-19