DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Fatima de Souza Miola UFGD/Docente
  • Leonardo Canto Flores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.883

Palavras-chave:

Álgebra, Ensino Fundamental, Aprendizagem Matemática

Resumo

Este texto tem como propósito apresentar uma das ações do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM/UFGD), tratando-se de um relato de experiência realizado durante o ano letivo de 2019. Este trabalho foi de cunho qualitativo e teve como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. Para isso, elaboramos uma tarefa que contemplou a formação e o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico. A atividade apoiou-se nas ideias da metodologia do Ensino Exploratório, segundo Canavarro, a qual é estruturada em quatro momentos: Proposição e apresentação da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão coletiva da tarefa e Sistematização. A partir das análises das resoluções dos alunos, identificamos quatro tipos de soluções. Como um dos resultados, destacamos que a metodologia utilizada contribuiu para a compreensão dos conceitos abordados na tarefa proposta.

Downloads

Publicado

26-12-2020

Como Citar

MIOLA, Adriana Fatima de Souza; CANTO FLORES, Leonardo. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: PRODUZINDO SIGNIFICADOS PARA EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 82–93, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i2.883. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/883.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Recebido em

06-10-2020

Aceito em

26-12-2020

Publicado em

26-12-2020

Artigos Semelhantes

51-60 de 125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.